Eu me questionei muito antes de escrever esse texto. Eu não sou especialista em negócios online, em business ou algo do gênero. Meu negócio é conteúdo, comunicação e empoderamento feminino. Os dois primeiros eu fui pra faculdade aprender e o último ter nascido mulher em uma sociedade machista me ensinou. 

Mas meu lema é fazer do limão uma limonada, é simplificar os caminhos, é olhar um problema e encontrar solução. Então, eu senti que precisa escrever esse texto. Por mais que a estrutura de um negócio exija todo um planejamento, questões burocráticas e afins, quem tá no meio de uma tempestade, como é esta pandemia, precisa de uma solução mais rápida e por isso eu digo: é possível começar um negócio online pelo Instagram.

O Instagram é uma plataforma que começou como uma rede social, mas rapidamente se reinventou e se tornou uma ferramenta de negócios. Desde análise de dados de possíveis clientes até funções mais avançadas para abrir uma loja online sem as complicações tecnológicas de um e-commerce.

Mas não é tarde demais para levar a sua ideia de negócios para o Instagram?

Olha só esses dados:

– Instagram é o segundo aplicativo mais baixado na Loja da Apple (só perde para o YouTube)

– 200 milhões de usuários visitam pelo menos um perfil de negócios por dia

– ⅓ dos stories mais assistidos são de perfis de negócios

– 1 bilhão de pessoas usam o Instagram por mês

– 89% dos usuários estão fora dos Estados Unidos. 

– Brasil tem 70 milhões de usuários do aplicativo

– Em 2020, os usuários passam uma média de 28 minutos na plataforma.

E por aí vai. O potencial de negócios do Instagram é gigantesco e se engana quem pensa que a plataforma é lugar apenas para grandes marcas. Pequenos negócios tem acesso aos mesmos recursos.

Então, o que você precisa para ter o seu negócio no Instagram? Uma ideia, acesso a internet e consistência. Não acredite em fórmulas milagrosas, dá trabalho, como qualquer outro negócio. 

1. Qual é o seu negócio?

Se você não faz nem ideia de qual negócio quer abrir, comece encontrando referências. Quais os perfis você mais segue, que tipo de serviço ou produto eles oferecem, qual o problema que eles resolvem e, principalmente, você tem o conhecimento necessário para trabalhar nesse segmento? Ou ainda, você tem disponível o investimento necessário para começar esse negócio? 

Importante: Esse passo a passo é mais como uma estratégia de guerilha, para quem precisa de uma solução rápida. Se você não tem pressa, sempre comece pelo autoconhecimento. Saber a fundo quem você é, seu propósito, pontos forte e fracos é um ponto fundamental no processo, mas não acontece de uma hora para outra. É uma jornada. 

2. Sua ideia tem demanda?

Eu não acredito em mercado saturado quando você sabe a qualidade do seu produto ou serviço, se tem muita gente oferecendo é porque tem muita gente precisando e querendo. Mas perceba a sua concorrência, analise o comportamento de perfis do seu nicho, faça uma pesquisa de preço, veja se está de acordo com o que você quer faturar por mês.

3. Quem é o seu público-alvo e qual o problema que você vai resolver?

A ideia de um negócio é resolver algum problema, é criar uma transformação, é levar alguém do ponto A ao ponto B. De que forma o seu produto ou serviço vai fazer isso?

Por exemplo: Eu ofereço consultorias de Instagram para mulheres. Qual o problema que eu resolvo? Eu simplifico o que parece complicado. Eu apresento a estrutura de um conteúdo de forma estratégica e mais humanizada, para que as pessoas que tem pavor de marketing consigam criar um plano de acordo com as suas personalidades e estilos. 

Tem um mundo de pessoas oferecendo consultorias para Instagram, mas nenhuma com o meu estilo, com a minha experiência e com os meus valores. 

4. Você vai oferecer um produto ou um serviço?

A loja do Instagram permite que você disponibilize seus produtos com o preço e com uma página para pagamento. Como se fosse uma loja virtual, um e-commerce. Para isso você vai precisar de boas fotos dos seus produtos, pensar no processamento de frete, embalagem e se comprometer com uma rotina de postagens nos correios. Se você for oferecer um serviço, precisa saber como ele vai ser entregue, por video-conferência, através de um PDF, qual plataforma você vai utilizar? Zoom, Whatsapp, Facetime.

5. Crie uma conta de negócios e comece a criar conteúdo

Se você tem um perfil pessoal, que posta fotos do churrasco em família, do show dos amigos e das suas unhas bem feitas, eu recomendo que você crie um novo perfil para o seu negócio digital. E calma o coração, antes começar a convidar os amigos para seguir a página, crie conteúdo. Crie pelo menos 9 posts sobre o seu novo negócio, se apresente, mostre seu produto, fale sobre seu serviço, deixe tudo explicadinho para quando você tiver os primeiros seguidores eles já tenham clareza sobre o que se trata o seu negócio. Se você ainda se sente perdida em como criar conteúdo e escrever posts clica aqui.

6. Comece a divulgar

Comece com os seus amigos, peça pra eles divulgarem a sua nova ideia, pergunte se alguma das pessoas do seu círculo precisa do seu produto. Por mais que estratégias de marketing sejam importantes, o boca a boca ainda funciona muito bem. Entre em grupos de Facebook, comece a se conectar com outros empreendedores digitais. Em resumo, faça barulho!

7. Seja consistente

Invista na sua ideia. Nada acontece da noite para o dia. Procure por clientes, coloque metas, esteja presente no Instagram. Não adianta nada postar uma foto de algum produto maravilhoso hoje e depois sumir do mapa por um mês. Leve você e o seu novo negócio a sério. 

8. Não entra na onda negativa dos outros

Elimine toda energia que te deixa desanimada e insegura. Pare de seguir no Instagram, não responde no Whatsapp, cria uma bolha do bem, onde você encontra suporte e motivação para tentar. Seja lá o que for. Procure por pessoas que já fazem o que você quer fazer, converse com elas, seja humilde. 

Eu posso ficar aqui listando itens e mais itens, mas o mais importante é você AGIR! Comece o movimento com o que você tem e busque ajuda de profissionais para colocarem um pouco de luz no teu caminho. E se não der certo? Deleta o perfil e vida que segue. Fica o aprendizado. E se der certo? Começa a investir na parte mais burocrática para fazer o seu negócio decolar. 

Quer mais dicas sobre o que fazer, como fazer e por onde começar? Me segue no Instagram que lá chove dicas todos os dias.