Entra ano e sai ano e a gente sempre é bombardeado com lista de planejamento e resoluções. Nem precisa mudar o ano. Quem aí, no domingo, se promete a começar uma segunda-feira diferente, com mil ideias, com alimentação diferente, rotina transformada?

A questão é que podemos recomeçar sempre que quisermos. Mas só recomeça quem um dia teve a coragem de começar. E muitas vezes adiamos esse começo porque temos medo de mudar de ideia no meio do caminho. Então, vou contar uma coisa para vocês: tá tudo bem desistir! Tá tudo bem mudar de ideia!

Essa vontade de mudança pode acontecer por mil motivos: acordou pra vida, terminou um relacionamento, foi demitida ou se demitiu, cansou do que não te faz feliz, assistiu um filme e se inspirou, levou uma sacudida na terapia. Não importa o motivo, o importante é você ouvir essa vontade e começar a dar os primeiros passos. 

Mas e por onde começar?

Não existe uma fórmula pronta, o que funcionou pra mim talvez não seja o teu estilo ou até mesmo a tua realidade. Não acredite em fórmulas prontas e milagrosas que a internet está cheia para te oferecer. A sua realidade é única. Só você sabe o tempo e o dinheiro que você tem disponível. 

Para tentar colocar um pouco de luz nas tuas ideias e no teu caminho, seguem 6 dicas para você começar a dar os primeiros passos:

Dica 1 – Quem são suas referências?

Faça uma longa busca na internet de pessoas que fazem o que você gostaria de fazer. Se você ainda está confusa em relação a qual caminho quer seguir, faça uma busca ainda mais ampla. Olhe no seu perfil do Instagram quais tipos de perfil que você segue, quais tipos de conteúdo você consome. O mundo mudou e você não precisa mais se prender ao curso que você fez na faculdade. Você pode ir em busca do que quiser! Encontre perfis que são inspiradores e te servem como referência. Encontre algo que você se enxergue fazendo.

Dica 2 – Pesquisa de produtos e serviços

Veja o que as suas referências estão oferecendo. De que forma? Quais os canais de divulgação? Qual linguagem elas utilizam? Que tipo de conhecimento específico é necessário para oferecer o serviço? Ou onde você encontra fornecedores para esses produtos?

Dica 3 – Invista em conhecimento

 Agora que você já tem uma ideia do que você quer fazer, oferecer ou vender, encontre formas de tornar isso realidade.  O que você precisa aprender? Que tipo de conhecimento que você precisa adquirir? Alguém pode te ajudar? Tem algum curso específico? Quanto você tem para investir em conhecimento? O quanto antes você se comprometer com algum curso melhor. Pois acredite, não vai ser no primeiro passo que você vai realizar tudo que deseja. É um processo. 

Dica 4 – Dê um pequeno passos todos os dias. 

Quanto tempo por semana você tem para se dedicar? Eu sei, eu sei… talvez você ainda está trabalhando em outro lugar e está apenas começando a idealizar o seu negócio, talvez você tem filhos, talvez você tenha mil problemas, 3 empregos e por aí vai. Mas tem algumas coisas que só você poderá fazer por você mesma. Então, decida quanto tempo você tem para dedicar a esse seu novo começo. 30 minutos por dia? 2 horas por semana? 8 horas no final de semana? Seja o que for. reserve esse tempo sagrado para priorizar o que você quer.

Dica 5 – Aprende, testa, erra e começa de novo!

A internet é maravilhosa. Mas pode ser um buraco sem fundo se você não consegue se organizar. Por isso não entre num looping de começar a baixar mil arquivos, se inscrever em duzentos cursos gratuitos, e participar de cinquenta workshops. Encontre um curso. Faça até o final. Aplique o conhecimento adquirido e só depois passe para o próximo passo. 

Dica 6 – Não invista todo o seu capital no primeiro passo

Confia em mim. O seu primeiro curso, mentoria, consultoria, workshop ou seja o que for será o primeiro de muitos. Antes de fazer um investimento muito alto, tenha clareza do que você precisa. Do que você não sabe. Pergunte para quem já está uns 10 passos a sua frente. Não existe curso milagroso. Todo e qualquer curso, o caro ou o barato, só terão retorno se você se dedicar.

Espero que essas dicas tragam um pouco de clareza para você! E não pense que só porque o conteúdo é gratuito ele não é de qualidade! Grande empresas como Facebook, Senac e Hubspot oferecem curso incríveis, onlines e de graça 🙂